MAIOR EVOLUÇÃO EM TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO NOS ÚLTIMOS ANOS

09 de Fevereiro de 2022

Prezados colaboradores,

É com imenso prazer e orgulho que a Secretaria Municipal de Administração e o Gabinete Executivo divulga, dá publicidade, reconhece o comprometimento de todos e congratula os servidores municipais, perante a divulgação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), referente ao exercício de 2021, obtido pelo Município de Ariranha do Ivaí.

Em agosto de 2021, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná deu início à terceira edição anual da avaliação dos portais da transparência das 399 prefeituras paranaenses, por meio da aplicação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), comunicando-as da abertura dos trabalhos e da nova dinâmica implementada no corrente ano. Com base nas informações obtidas a partir de um questionário composto por 159 itens, foi aferido o ITP de cada município. Os quesitos adotados na metodologia atendem ao disposto na Resolução nº 9/2018 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), indo além desta norma, com alguns itens conferidos exclusivamente pelo TCE-PR.

Foi um árduo trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Gabinete Executivo, já que nos anos de 2019 e 2020 os percentuais não foram tão expressivos, salvo melhor juízo. Vejamos: Em 2019 o Município de Ariranha do Ivaí alcançou índice de 66,24% e em 2020 subiu para 75,22%.

No início desta gestão, em conversa informal com o prefeito municipal, a Secretaria de Administração afirmou a inadmissibilidade desta Administração Pública alcançar percentual inferior a 9,0 e, graças ao esforço de todos os envolvidos nesta pesquisa, o Município alçou 93,71%, ficando na 48ª colocação entre os 399 Municípios do Estado do Paraná.

Segundo o TCE/PR, o ITP será utilizado para o ranking nacional da entidade e, futuramente, servirá ainda como um dos critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos paranaenses, além de ser usado como fator de risco para o planejamento das atividades de fiscalização do órgão de controle.

A Secretaria Municipal de Administração e o Gabinete Executivo congratula todos os servidores municipais, que de uma forma ou outra, colaboram para maior transparência desta gestão, assim como para o progresso deste lugar.

Parabéns e obrigada a todos.

Segue abaixo o ranking ITP, relatório geral e planilha de pontuação.

Tais anexos podem ser encontrados no link