Escola Demétrio Verenka EIEF realiza formação sobre Educação Especial

14 de Abril de 2022

Na atualidade, a educação tem passado por transformações nos processos de Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. As escolas têm buscado mudanças de paradigmas, adequação de currículos na pedagogia e nos espaços, objetivando conduzir melhor as práticas voltadas à educação inclusiva. Nesse contexto, procurando uma melhor compreensão dos princípios da educação inclusiva, a Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF, através da Secretaria Municipal de Educação de Ariranha do Ivaí, colocou em prática no início do ano letivo, o planejamento elaborado para 2022, que buscou ampliar e produzir questões pertinentes relacionadas ao tema “Um novo olhar para a Educação Especial”.

Na conjuntura que cerca o tema, realizou-se, no período da manhã, uma formação antes do início das aulas com toda a equipe pedagógica e professores, com a participação da Fonoaudióloga Clínica e Educacional Rudahyra Osswald, pós-graduada em Educação Infantil, aprimoramento em Atendimento Educacional Especializado e neuroaprendizagem, além da participação em inúmeros cursos e atualizações nas áreas de Educação Especial, tendo como foco principal os processos de desenvolvimento infantil, alfabetização e intervenções no Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuando na área da Educação Especial a mais de 15 anos.

A proposta da formação foi colocar em dia a discussão sobre a realidade em que Ariranha está inserida relacionada à Educação Especial, propondo um novo olhar e uma nova forma de se trabalhar para alcançar melhores resultados, e promovendo também a capacidade de entender o outro, dispondo do privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós, entendendo que a opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Ao contrário, significa preparar os professores e a equipe pedagógica, para receberem todos os alunos, pretendendo a elaboração de formas efetivas de assegurar uma educação não só inclusiva, mas de qualidade, visando a construção de um modelo que possa ser incorporado no presente, e aperfeiçoado no futuro.

Na última sexta-feira (08/04) a Fonoaudióloga Rudahyra Osswald regressou à escola Demétrio Verenka EIEF, dando continuidade no processo de formação. No período da manhã a formação foi com a equipe pedagógica da escola e a psicóloga da instituição, os quais foram instruídas e orientadas sobre o tema “Avaliação no contexto escolar”. Desta vez o tema buscou auxiliar a equipe pedagógica e psicológa a realizarem as avaliações e os encaminhamentos necessários para profissionais adequados em casos que forem necessários. No decorrer do dia, já na parte da tarde, a integração deu-se continuidade, desta vez com a presença da professora da Classe Especial e da Sala de Recursos Multifuncional, concluindo o processo de formação com a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que buscou promover o atendimento individualizado para cada aluno.

A Escola Municipal Demétrio Verenka, entende como essencial a adoção de uma Educação mais Inclusiva, fundada no princípio da universalização do acesso à educação e na atenção à diversidade, aderindo a uma filosofia de educação de qualidade para todos, centrando seus esforços nas crianças e suas dificuldades.