O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Ele contribui em diversos ensinamentos motores e cognitivos para formação do indivíduo, e é capaz de abrir oportunidades para toda vida. Pensando nisso a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ariranha do Ivaí está preparando 4 alunos para participarem nas modalidades Atletismo, salto à distância e arremesso de peso, na 68ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Os jovens participarão da fase regional do evento, que tem início no dia 26/05 nas cidades de Ivaiporã e Jardim Alegre.
Os Jogos Escolares do Paraná são uma oportunidade única para os jovens que se dedicam, uma vez que o destaque nas modalidades praticadas podem trazer benefícios diretos para os mesmos, como a Bolsa Atleta, auxílio financeiro cedido aos atletas promissores, uma motivação a mais que estimula os competidores a entregarem o máximo durante a competição, “Iniciamos os treinos já a alguns dias, os alunos treinados são deficientes intelectuais, que é um transtorno do desenvolvimento, deste modo apresentam um nível cognitivo abaixo da média para a idade. Os alunos estão entusiasmados com o dia do evento, a expectativa é fazer uma boa competição, trazer medalhas e conquistar através de seus esforços uma Bolsa Atleta”, relata o Professor de Educação Física Anderson Cleiton de Castro, responsável pelo treinamento dos jovens.
O objetivo dos Jogos Escolares é promover por meio da prática desportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos esportivos, e no caso dos alunos especiais garantir a inclusão desses indivíduos por meio de modalidades esportivas pelas quais os alunos podem apresentar à sociedade níveis de desempenho e sociabilidade, como relata Fabia Cristiane Lourenço, Diretora da Escola, “Participar dos jogos escolares para estes alunos é de suma importância, pois proporciona a eles o direito de igualdade, inclusão social na comunidade em geral e a integração como cidadão. Desta forma estimulamos o desenvolvimento corporal dos mesmos, trabalhamos o espirito esportivo, a disciplina, o respeito as regras e a contribuição com os valores éticos e morais na formação das crianças e adolescentes”, finaliza a Diretora.
Sob a ótica da inclusão social, a necessidade de se inserir jovens com qualquer deficiência se torna fundamental, nesse sentido os Jogos Escolares são um caminho que pode incentivar o engajamento social por meio do esporte, se mostrando como um caminho inspirador para mudar para melhor a realidade – e o futuro – de muitas crianças e adolescentes que sonham em seguir carreira como atleta.