Mantendo a tradição, foi realizada no último sábado (30/04), a 17ª edição da tradicional Cavalgada Ecológica de Ariranha do Ivaí, um momento propício para confraternização e cultura, que superou as expectativas. Reunidos em comitivas uniformizadas ou em grupos de amigos e familiares, os participantes esbanjaram originalidade, com trajes e adereços, juntamente a belos animais. O evento começou logo cedo, às 8h, quando foi servido o café da manhã, a saída para a marcha ecológica aconteceu às 11h30. Juntos, os participantes percorreram aproximadamente 7km, passando por ambientes rurais de beleza natural, de grande diversidade biológica, com árvores das mais variadas espécies que compuseram o cenário durante o percurso. Na ocasião, foi realizado também o plantio de cerca de 100 mudas, disponibilizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT). Já na Pista de Laço, local onde se encerrou a cavalgada, os participantes puderam saborear um delicioso churrasco, acompanhado de arroz, salada, pão e farofa.
Para encerrar o evento, houve a premiação, com troféus, dos participantes que se destacaram, para o cavalo melhor encilhado, Amazona e Cavaleiro melhores trajados, e também para o mais mais jovem e mais idoso. Após premiação ficou sob a responsabilidade do grupo Tropeiros o ânimo dos presentes, que embalaram ritmos dançantes e reviveram clássicos da moda sertaneja.
Repassadas de geração a geração, a prática da cavalgada vai além de um simples andar a cavalo, é um forte instrumento cultural que revela o antepassado de muitas famílias. O ato de cavalgar faz alusão a desbravadores e vaqueiros, fazendo-se necessária como uma forma de valorização histórica desses indivíduos em nosso município, se mostrando também como uma oportunidade de mostrar aos nossos vizinhos os potenciais turísticos de nossa região.