Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF realizam Prova Paraná

05 de Maio de 2022

Avaliação serve para testar o conhecimento dos alunos e avalia-los, com o objetivo de identificar a aprendizagem dos estudantes

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Demétrio Verenka, lecionados pela professora Regiane Garcia da Conceição Silva, realizaram na última quarta-feira (04/05), e nesta quinta-feira (05/05) a prova Paraná – ação desenvolvida pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica da Secretária da Educação e do Esporte (SEED), que objetiva fornecer diagnósticos sobre o nível de apropriação dos conhecimentos e habilidades considerados essenciais para a seriação de ensino em que o estudante se encontra, além de subsidiar todos os professores, as equipes gestoras e pedagógicas na organização de ações e estratégias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem.

A prova é dividida em dois cadernos, o primeiro, aplicado na quarta-feira (04), correspondeu à Linguagens (Língua Portuguesa); e Ciências Humanas (Geografia e História), somando 44 questões. O segundo, aplicado hoje quinta-feira (05), compreendeu Matemática e Ciências da Natureza (Ciência), com 33 questões. 19 alunos realizaram a prova, correspondendo à 100% de frequência nos dois dias.

A Diretora da escola Joyce Gonçalves de Mattos, conta que, a prova é de grande importância e pode servir para identificar os níveis de aprendizagem, “A prova nos ajuda a entende melhor os níveis de cada aluno, e por conseguinte, trabalhar melhor sobre as dificuldades deles. Ajuda também como uma forma de direcionar cada aluno para suas aptidões, apontando as habilidades já apropriadas. Auxilia, da mesma forma os professores, fornecendo informações e dados para que os mesmos possam através dos resultados elaborar um plano de ensino que atenda melhor os alunos”, afirma a Diretora.

Vale ressaltar que a Escola Demétrio Verenka, no ano de 2021, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela covid-19 já havia alcançado ótimos resultados na Prova Paraná, alcançando uma média geral de acerto de 80,3%.