Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Agricultura) auxilia produtores de leite de Ariranha do Ivaí no processo de produção de silagem

17 de Maio de 2022

A Prefeitura de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Agricultura), vem trabalhando no sentido de incentivar os pequenos produtores leiteiros do município a garantir a alimentação do rebanho bovino durante o período de seca, causada pela estiagem prolongada que tem piorado as condições das lavouras, e consequentemente a produção de ração para o gado leiteiro no Paraná nas safras de 2021/22. O apoio vem sendo desenvolvido através da produção de silagem em propriedade municipal, que consiste na trituração do milho, e que é destinada aos produtores para que seja prensada e utilizada como suporte alimentar para o gado, melhorando a produção leiteira. A Prefeitura disponibiliza através da Secretaria, duas máquinas ensiladeiras, três tratores, e a carreta para o transporte do material produzido.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento (Agricultura), Sergio Januario de Moraes, esse suporte que vem sendo fornecido aos pequenos produtores faz grande diferença na melhoria da produção e qualidade do leite. “Como os pequenos produtores não têm os equipamentos necessários, a Secretaria fornece a patrulha mecanizada que é composta por duas ensiladeiras e três tratores, maquinários imprescindíveis para a realização da produção da silagem, deste modo, a importância do projeto é principalmente a de amparar os produtores devido à dificuldade que alguns tem em preparar e armazenar a silagem, e com o incentivo e apoio da secretaria os produtores garantem a produtividade continua da atividade leiteira, sem a necessidade do aumento da área de pastagem”, esclarece Sergio.

Os investimentos da Administração Pública nas atividades rurais desenvolvidas pelos produtores de Ariranha do Ivaí vem sendo constantes na atual gestão, que incentiva e apoia os produtores, amparando e promovendo ações que possam garantir a produção pecuária e agrícola.