18 de Maio de 2022

Secretaria de Assistência Social realiza passeata de conscientização e prevenção pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

As ruas de Ariranha do Ivaí ganharam um tom mais alaranjado na manhã desta quarta-feira (18). Na circunstância, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram uma passeata em conscientização e prevenção ao dia 18 de maio – Dia do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação faz parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que objetiva mobilizar, informar, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF e Colégio Estadual Presidente Kennedy apresentaram cartazes com mensagens pertinentes, relativas aos cuidados para com os menores de idade.

A data faz referência ao caso de Araceli, onde uma menina de apenas oito anos de idade foi vítima de espancamento, violência sexual e homicídio. O fato ocorreu há 44 anos, e ainda não foi solucionado pela justiça. Desde então, atores do Sistema de Garantia de Direitos organizam-se para realizar ações de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes. De acordo com a psicóloga Jéssica Gonçalves, o cuidado e a proteção devem ser fundamentais. “Devemos cuidar de nossas crianças e adolescentes, precisamos entender que as cicatrizes mais profundas são aquelas que não podemos enxergar, e que se encontram no fundo do coração, e que a melhor forma de protege-los contra o abuso sexual é oferecendo para eles maior conhecimento sobre a temática, para que possam buscar ajuda”, esclarece Jéssica.

Faça sua parte! Em caso de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes faça uma denúncia no Conselho Tutelar através do telefone: (43) 3433-1215.