CRAS realiza reunião para estabelecer o cronograma de atividades com os grupos da terceira idade

01 de Junho de 2022

A Prefeitura de Ariranha do Ivaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde da última terça-feira (31), uma reunião para estabelecer a programação do cronograma de atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para os grupos da terceira idade. O encontro aconteceu no salão paroquial, e contou com a presença de inúmeros agentes, como os Assistentes Sociais Marcelo Jose Vieira e Solange Maia; a psicóloga Jéssica Gonçalves da Silva; a Diretora de Serviço Social Romilda Rodrigues de Lima; e a Secretária Municipal de Assistência Social, Silene de Oliveira Derneis.

O início da reunião se estabeleceu com uma conversa introdutória desempenhada pela Professora Andreia Bonfim com os presentes, na conjuntura do tema proposto a Professora incentivou o grupo a participar os questionando sobre os interesses, expectativas e ideias para futuras atividades, que foram desde viagens e eventos recreativos, até piqueniques ou mesmo jantares dançantes.

A retomada dessas atividades acontece após mais de dois anos de quarentena ocasionada pelos períodos mais críticos da covid-19, nessas circunstâncias, quando há o afastamento social mandatório, há uma preocupação mais presente entre os profissionais que monitoram esses indivíduos, devido à questões de saúde física e mental, como conta a Assistente Social Solange Maia, “as atividades socioeducativas para o grupo da terceira idade permitem trabalhar o biológico, físico e o emocional, aspectos esses que compõem o ciclo do envelhecimento saudável. Os benefícios são variados, e compreendem fatores relacionados à coordenação motora e a comunicação através do convívio reciproco, que oportuniza atenção e afeto entre os indivíduos do grupo, visto que a inclusão entre pessoas de idade similar favorece a troca de experiências e o compartilhamento de ideias; alegrias e tristezas; relatos do cotidiano; entre outros. Desta forma, o convívio social agrega qualidade de vida cotidiana à pessoa idosa, visto que viver o envelhecimento de forma saudável e prazeroso, é o objetivo principal da terceira idade”, explica Solange.