Acessibilidade

Acessibilidade

Estrutura do Site

Estrutura do Site

X

COVID-19

Aguarde, carregando...

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade

Notícia

Notícia

Município

Agricultores familiares do município de Ariranha do Ivaí assinam contrato para fornecimento de merenda escolar


10 de Agosto de 2022

Um contrato para o fornecimento de merenda escolar foi assinado durante a última quarta (04/08) e quinta-feira (05/08) por produtores rurais do município de Ariranha do Ivaí. O contrato é proveniente dos 30% destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ao todo 11 agricultores participaram da assinatura do contrato, representando várias comunidades do município. R$ 16.597,25 serão injetados na agricultura familiar nos próximos 12 meses, para aquisição de gêneros alimentícios diversos, visando a manutenção da Escola Municipal Demétrio Verenka, CMEI Pingo de Gente e APAE. O funcionário do departamento de compras e licitação, Joaquim Souza Silva acompanhou os presentes durante a assinatura.

O programa, tem como objetivo contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos por meio de ações de educação alimentar e nutricional.

Nesse sentido, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que regula o PNAE realizou em 2020 uma atualização da legislação do programa restringindo a presença de açúcar para menores de 3 anos e, alimentos ultraprocessados no cardápio da alimentação escolar. Em Ariranha do Ivaí, a rede pública municipal de ensino avança na educação alimentar e segue essas orientações, como conta a responsável técnica de Nutrição Escolar Lais Kwiatkoski Timoteo, a nutricionista explica que o programa é a política pública de maior longevidade do país na área de segurança alimentar e nutricional, e seu resultado contribui diretamente para uma melhor saúde, “o programa foi criado em 1950, no entanto, foi em 2009 onde o elo entre a alimentação escolar e a agricultura familiar foi estabelecido, com a implementação da lei que rege a agricultura familiar, gerando uma obrigatoriedade que, no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE ao município, para injetar no programa, deverão ser utilizados para a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, isso contribui para uma transformação positiva na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e até mesmo com vínculo familiar, em alguns casos, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública municipal. Servindo também como ferramenta de Educação Nutricional, contribuindo para a promoção e proteção da saúde, através de uma alimentação adequada e saudável.” Conclui a nutricionista.

Galeria de Fotos


Últimas Notícias

Atualizado em 29/06/2024