Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF atinge resultados acima da média no IDEB 2021

20 de Setembro de 2022

A escola, que atende alunos do infantil ao fundamental alcançou o incrível índice de 6,4, nos anos iniciais, acima do estadual de 6,2 e nacional de 5,8

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou na última sexta-feira (16/09) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), edição de 2021, e, apesar dos desafios impostos pela pandemia nos últimos dois anos, a Escola Municipal Demétrio Verenka alcançou uma média incrível. A rede municipal registrou um índice de 6,4, nos anos iniciais, ficando acima da média brasileira, que é de 5,8, e das cidades paranaenses, de 6,2.

Para o Prefeito Thiago Epifanio da Silva, os números refletem uma atuação bem-sucedida de toda a logística desenvolvida durante os anos de pandemia, bem como os investimentos recorrentes na educação. “As ferramentas adotadas durante o período pandêmico mais crítico, refletem diretamente na nota divulgada, as crianças tiveram total suporte com o ensino remoto, e quando voltaram as aulas presenciais tiveram acesso a um ambiente mais confortável, através de investimentos em material escolar e uniforme, e também em tecnologia, com notebooks para os professores e retroprojetores nas salas.

O IDEB funciona como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação, e é obtido a partir do cálculo de componentes dos índices de aprovação obtidos pelos estudantes do 5º e 9º anos na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que avalia o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

O Secretário de educação, Douglas Mattei, comemorou os resultados. “É com muita satisfação e felicidade que compartilhamos com a comunidade ariranhense o nosso resultado do IDEB 2021. Essa nota deixou todos da escola Demétrio Verenka muito animados, e foi conquistada através de muito esforço por toda a equipe, que se dedicou ao máximo para que fosse alcançada. Agradeço imensamente a todos que fizeram parte do resultado.”