Prefeitura e Senar dão inicio ao curso de operação e manutenção de Motoniveladora

04 de Outubro de 2022

A Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento (Agricultura), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), deram início nesta semana, ao curso de Motoniveladora – Patroleiro - NR 31.12, para produtores e trabalhadores rurais.

Ministrado pelo professor Bruno Vieira, o curso oferecido tem uma carga horária total de 24 horas, é gratuito, e se coloca como uma opção importante de capacitação para os cerca de 09 alunos que integram a equipe. O conteúdo programático proposto versa sobre aspectos teóricos e práticos, possibilitando um leque de informações que ajudarão no processo de absorção do conteúdo.

De acordo com Bruno, a certificação concedida pelo curso possibilita a entrada no mercado de trabalho, uma vez que os temas trabalhados durante as aulas oferecem ao aluno o conhecimento necessário para o domínio completo da máquina. “Ontem, segunda-feira (03), e hoje, terça-feira (04), trabalhamos toda a parte teórica, como a legislação de trânsito, saúde e trabalho; simbologia; manutenção e operação da máquina. Já na parte prática, que acontece a partir de amanhã, quarta-feira (05), até sexta-feira (07), vamos trabalhar toda a prática operacional, bem como a simulação em terreno, e a criação de estradas”, destaca o professor, que informou ainda a importância e a valorização dada à profissionais certificados. “O certificado garante que aquele profissional é datado do conhecimento teórico e prático necessário, e que está qualificado para realizar sua função”. Finalizou.

Atualmente, o mercado de operadores de máquinas pesadas, a exemplo da motoniveladora, tem se tornado um ramo com muitas demandas e campo de trabalho. A motoniveladora é utilizada em obras de construção civil de grande escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas ou patamares.

Para o Secretário de Desenvolvimento, Sérgio Januário, a parceria com o SENAR-PR é fundamental para a qualificação dos munícipes interessados e que procuram a especialização. “Ariranha é situada em uma região predominantemente agrícola, deste modo, temos a necessidade de qualificar a população de nossa cidade em cursos para a manutenção e operação de máquinas pesadas que tem interesse em ingressar nessa área. A parceria com o SENAR é importante, pois contribui para amenizar nossas necessidades”, frisou o Secretário.