Centro de Saúde Alcir Wielevski realiza campanha Outubro Rosa oferecendo exames preventivos

06 de Outubro de 2022

Em adesão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo útero, a Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, deram início, na última quarta-feira (05), à uma série de exames e orientações relativas à saúde da mulher.

O objetivo da campanha é oferecer, durante todo o mês de outubro, exames de coleta preventiva e de mamografia. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto, em 2022 devem surgir 66 mil novos casos, tornando a prevenção a melhor alternativa.

A enfermeira responsável pela coleta, Dayane Muller, convida as mulheres ariranhenses a aderirem à campanha, segundo ela os exames estão sendo realizados nas quartas e sextas-feiras, no período da manhã ou tarde, não havendo necessidade de agendamento prévio. “A campanha incentiva as mulheres a cuidarem da saúde, levando informações e maior conscientização para elas, uma vez que o diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo aumenta muito a chance de cura. Queremos atender o máximo de mulheres possível, deste modo os exames preventivos estão sendo realizados sob livre demanda, ou seja, basta apenas comparecer no posto na parte da manhã ou tarde, portando o cartão SUS e algum documento pessoal, identidade ou CPF. Após o cadastro e o exame de coleta a mulher será presenteada com um brinde”, a profissional de saúde ainda informa que as vagas para os exames de mamografia para o mês de outubro já foram preenchidas, no entanto, é possível agendar um horário para o mês de novembro com a enfermeira Josilene Romagnoli de Souza.