Semana da Criança tem programação especial na Escola Municipal Demétrio Verenka e CMEI Pingo de Gente

13 de Outubro de 2022

A Semana das Crianças é uma das datas mais aguardadas pelos alunos, e, para deleite dos pequenos, a Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, organizaram na manhã desta quinta-feira (13), uma série de brincadeiras alusivas à data.

As unidades educacionais, Escola Municipal Demétrio Verenka EIEF, e o Centro de Educação Infantil (CMEI) Pingo de Gente, realizaram um planejamento levando em consideração a idade das crianças e estudantes, com foco no entretenimento e na diversão.

Nas dependências da Escola Demétrio Verenka, os alunos tiveram acesso a inúmeros brinquedos infláveis, piscina de bolinha, tombo legal, touro mecânico e cama elástica. No CMEI, a comemoração aconteceu no ginásio de esportes Antônio Teles Paulino, no local os pequenos brincaram na cama elástica, escorregador inflável e piscina de bolinhas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a brincadeira se torna fundamental, tanto para o aprendizado como para o desenvolvimento das crianças, segundo o documento, na brincadeira a criança aprende de forma prazerosa, a se socializar com outras crianças e a participar de diversas experiências lúdicas.

Para o Secretário Douglas Mattei, o brincar deve ser levado em consideração na hora do aprendizado. “Nós da educação, sempre entendemos que ato de brincar é importante para desenvolvimento infantil, e vai além de apenas mais uma forma de se divertir, ou passar o tempo. É na brincadeira que a criança se torna mais sociável e desenvolve habilidades para se tornar mais capaz de aprender. Na brincadeira percebemos como as crianças agem, como se sentem ou como reagem frente a situações diversas”, disse.

A Semana da Criança, celebra os direitos das crianças e adolescentes, com o objetivo de promover e conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida, etapa marcante do desenvolvimento, em que se vivem as primeiras experiências sociais fora do núcleo familiar.