Dentista especializada em odontopediatria realiza ação junto à unidades de ensino e esclarece dúvidas sobre os cuidados logo na infância.
Um sorriso saudável começa nos primeiros anos de vida. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveram na última segunda-feira (17), na Escola Municipal Demétrio Verenka e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pingo de Gente, mais uma ação de conscientização odontológica para as crianças, desta vez com a dentista Karina Chociai, especialista em odontopediatria.
Através de uma linguagem simples, didática e lúdica, a profissional abordou inúmeros aspectos da higiene bucal, entre eles; bochecho com flúor; o uso do fio-dental, entre outras dicas pertinentes para manter um sorriso saudável.
Durante o evento, também houve a parte prática do conteúdo, em que a palestrante demonstrou procedimentos adequados em relação ao modo de escovar os dentes, tendo como apoio instrumentos lúdicos, que funcionaram como recursos educacionais com a finalidade de possibilitar a melhor compreensão dos alunos acerca da temática.
Para esclarecer ainda mais, principalmente os pais, ao final, a dentista Karina buscou responder algumas questões pertinentes sobre sua especialização e o motivo de se procurar o profissional certo. Acompanhe.
Por que procurar um odontopediatra para meu filho?
R: O odontopediatra é o especialista que procura estudar todas as características do desenvolvimento e da psicologia infantil, sendo assim, ele está preparado para atender crianças em qualquer faixa etária, buscando trabalhar o manejo e a adaptação da criança no consultório para que seja um momento agradável. Portanto o odontopediatra é quem tem o estudo, dedica tempo, e se especializa no atendimento às crianças.
Quando levar meu filho ao odontopediatra?
R: A recomendação mais recente é que se leve a criança a partir do nascimento do primeiro dente, portanto, é no primeiro ano de vida quando iniciamos as consultas junto ao odontopediatra. Nessas consultas fazemos a orientação sobre como escovar os dentes; qual escova usar; qual pasta de dente usar e quando começar a usar o fio dental. Nesse caso as primeiras consultas são para orientação e prevenção.
Como escolher o profissional adequado?
R: Para mim o profissional ideal para uma criança é o profissional que entende do manejo infantil, que prepare o consultório para ser receptivo à uma criança. É deste modo que eu trabalho, com brinquedos e um ambiente lúdico, preparado para tornar a visita da criança ao dentista uma experiência agradável e divertida.
Por que é importante levar a criança com frequência ao odontopediatra?
R: Alguns dentes de leite permanecem na boca da criança mais ou menos até os 12 anos de idade, porém, apesar de serem temporários, exercem uma função fundamental, que é o de guia para os dentes permanentes. Portanto, se o dente de leite cumpre essa função, evitamos o nascimento de dentes superpostos ou em posições erradas. Então quando levamos a criança com frequência ao odontopediatra, é possível detectar esse e outros problemas, como lesões de cáries e alterações ainda na fase inicial, tornando o tratamento muito menos invasivo do que se feito em fases avançadas desse problema.
Karina ainda relembrou que estudou na escola durante o ensino fundamental, e que se sentiu feliz ao voltar. “Foi aqui que estudei na minha infância, e fico muito feliz em poder voltar e passar meu conhecimento para as crianças.” Conclui.