Centro de Saúde Alcir Wielevski prepara campanha Novembro Azul com foco na saúde masculina

26 de Outubro de 2022

O Centro de saúde estará colhendo nos dias 9, 10 e 11 de novembro exames de PSA, triglicerídeos, colesterol e glicemia.

Com o intuito de ampliar a oferta de serviços de saúde pública aos homens, a Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, juntamente com o Centro de Saúde Alcir Wielevski estão preparando a campanha Novembro Azul. Com foco na prevenção e conscientização do câncer de próstata a campanha tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico).

A Secretaria de saúde, através dos profissionais envolvidos convidam os homens com mais de 40 anos a aderirem a campanha e realizarem os exames no centro de saúde. De acordo com o Técnico em Enfermagem Sandro Assis, esse ano a campanha foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados masculinos não somente para o câncer de próstata, mas sob todos os aspectos. “Estamos trabalhando o Novembro Azul através de uma perspectiva de saúde integral. Então, se tornou um mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde, portanto, além do PSA, estamos oferecendo exames de triglicerídeos, colesterol e glicemia”. O enfermeiro ainda orienta que é necessário fazer jejum de no mínimo 8 horas antes de realizar os exames. A coleta acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro das 7h30 às 9h30 da manhã.

Dados sobre o câncer de próstata

O Câncer de próstata é o mais incidente no homem, conforme os dados do Sistema de informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, depois do câncer de pulmão o câncer de próstata é o que mais mata. De acordo com os dados, em 2019 e 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. Em 2021, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, a cada dois anos sejam diagnosticados no Brasil mais de 65 mil novos casos desse tipo de câncer.