O CastraPet Paraná (Programa de Esterilização de Cães e Gatos) chega a Ariranha do Ivaí em janeiro de 2023, no dia 19. São aguardados 109 animais entre cães e gatos para fazer a cirurgia de castração gratuita ofertada pelo Governo do Estado.
Até o início do ano que vem, o programa chegará a 68% dos municípios paranaenses, atendendo especialmente famílias de baixa renda e instituições que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade social. As despesas com as cirurgias são pagas com recursos do tesouro estadual e de emendas parlamentares.
”Castrar o seu animal de estimação é um ato de cuidado e amor do tutor, pois é uma cirurgia que evita a proliferação de zoonoses, além de evitar também possíveis abandonos e maus-tratos devido à ninhada indesejada”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza.
A ação é promovida pela Sedest em parceria com a Prefeitura de Ariranha do Ivaí, que realiza o cadastro das famílias beneficiadas. Desde 2019, o investimento no programa chega a R$ 15,6 milhões.
ORIENTAÇÕES
É fundamental que os tutores façam o jejum dos pets antes da cirurgia, devido à anestesia que vão levar. Os animais não podem comer nada 8 horas antes e não podem beber líquidos quatro horas antes do procedimento.
Após a cirurgia, os tutores recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e a aplicação de microchip eletrônico para identificação do animal.
Em Ariranha do Ivaí, a castração gratuita de cães e gatos acontece em frente ao Centro de Saúde Alcir Wielevski, e tem início a partir das 14:00.