Acessibilidade

Acessibilidade

Estrutura do Site

Estrutura do Site

X

COVID-19

Aguarde, carregando...

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade

Notícia

Notícia

Município

Governo do Paraná volta a regulamentar o uso de máscaras


22 de Novembro de 2022

Secretaria Municipal de Saúde de Ariranha do Ivaí recomenda que a população acima dos 18 anos tome as doses de reforço.

A Secretaria Estadual de Saúde voltou a regulamentar o uso de máscaras em espaços públicos e privados. Foi publicado na última segunda-feira, 21 de novembro, a resolução N° 786/2022 da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), que estabelece o uso de máscaras em locais públicos e privados dentro do território paranaense.

A resolução levou em conta novos índices, números e documentos apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), relacionados à pandemia global e a preocupação com a crescente vertiginosa da nova variante do vírus, a Ômicron, a qual, segundo o documento indica um alto número de mutações.

O documento esclarece que a adoção de máscaras como forma de enfrentamento da covid-19 deve ser feita de forma complementar às outras precauções necessárias como a manutenção de ambientes ventilados; higiene das mãos; não aglomeração de pessoas, principalmente em espaços fechados; limpeza e desinfecção frequente de ambientes e superfícies; entre outras.

A resolução considera também que a cobertura vacinal contra a covid-19 teve um impacto evidente na redução dos casos de infecção e de letalidade associados à doença, inclusive com redução nas hospitalizações e evolução para formas graves.

Seguindo essa premissa, os agentes de saúde de Ariranha do Ivaí seguem empenhados em ampliar a cobertura vacinal no município. Segundo a enfermeira Sonia Martins, nas primeiras campanhas de vacinação a população aderiu prontamente à vacina, no entanto, com a redução no número de casos, deixaram de se vacinar com as doses de reforço.

“As campanhas iniciais de vacinação foram muito bem aceitas pela população, que compareciam prontamente ao Centro de Saúde, no entanto, com a diminuição do número de casos, essas pessoas deixaram de tomar as doses de reforço, 3ª e 4ª”, disse. A profissional ainda reforçou que a vacina perde sua eficácia com o tempo, e que é fundamental que a população acima dos 18 anos receba as doses de reforço.

“Foi comprovado cientificamente que a eficácia da vacina diminui com o passar do tempo, por este motivo, durante essa semana, a população acima dos 18 anos, em especial os idosos e as pessoas com comorbidades devem comparecer ao Centro de Saúde com extrema urgência, para receber as doses de reforço. Essa é mais uma oportunidade para que a população aproveite para se proteger e proteger os que estão a sua volta”. Ressaltou a profissional de saúde.

De acordo com os boletins de vacinação de Ariranha do Ivaí, pouco mais de 1400 pessoas receberam a 3ª dose e cerca de 330 receberam a 4ª.

O cronograma de vacinação para adolescentes entre 12 e 17 anos ainda será divulgado pelo Centro de Saúde.

Últimas Notícias

Atualizado em 22/11/2024