Alunos participam de aula prática do curso de Operação e Manutenção de Escavadeira Hidráulica

30 de Novembro de 2022

Foi realizada durante esta quarta-feira, 30 de novembro, a primeira etapa prática do curso gratuito de Operação e Manutenção de Máquinas Pesadas NR 31.12, parceria entre a Prefeitura de Ariranha do Ivaí, Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Agricultura), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

As aulas, ministradas pelo instrutor Bruno Vieira, tiveram início ainda na última terça-feira, onde os 9 alunos inscritos foram introduzidos a conceitos teóricos como; Legislação de segurança e noções de legislação de trânsito; Identificação das fontes geradoras de riscos à integridade física; Noções sobre acidentes; e sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI); e a Inspeção, regulagem e manutenção com segurança. Segundo o instrutor Bruno, é fundamental que o aluno seja cauteloso e esteja bem informado sobre esses aspectos de segurança, para evitar prejuízos financeiros e garantir a integridade física do funcionário.

“Um bom operador não se preocupa somente com a gestão da máquina como um todo, mas também com a segurança daqueles que fazem parte da sua equipe. Eu por exemplo, já presenciei acidentes que poderiam ser evitados seguindo essas normas. Então é importante que o operador verifique o entorno do local que está trabalhando, esteja atento aos pontos cegos, e compreenda que a escavadeira hidráulica deve ser usada para escavar e não para funções diferentes das que foram projetadas”, disse Bruno.

Durante as aulas práticas, que acontecem no decorrer da semana, os alunos foram divididos em grupos de três, cada dia um grupo diferente participará. No decorrer da aula foram ensinadas técnicas de operação adequada da máquinas, onde se localiza cada dispositivo, como também as funções das alavancas e pedais.

Para os alunos que participaram, Geibson, Rodrigo e Valdecir, a parte mais difícil foi a de manter a máquina estável durante a escavação, e a sensibilidade das alavancas, que, segundo eles, respondem de forma imediata quando controladas e exigem um maior tempo de prática para adaptação.