Instruídos pelo professor Bruno Vieira, os alunos participaram de um exercício de movimentação de cascalho
Dando continuidade ao cronograma da etapa prática do curso de Operação e Manutenção de Escavadeira Hidráulica, nesta quinta-feira, 1 de dezembro, foi a vez dos alunos Douglas, Thiago e Helder comparecerem à cascalheira - local onde acontecem as aulas - para serem instruídos pelo professor Bruno Vieira.
Gratuito, o curso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ariranha do Ivaí, Secretaria Municipal de (Desenvolvimento) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e se coloca como uma opção importante de capacitação para os 9 alunos inscritos, objetivando formar operadores qualificados para trabalhar com a máquina através do conhecimento de todos os conceitos de segurança, operação e manutenção.
O aluno Helder, recorreu ao curso com o interesse de diversificar sua renda.
“Hoje em dia eu trabalho com meu pai na roça, lá nosso trabalho é diversificado, plantamos, colhemos, tiramos leite e vendemos porcos. Trabalhamos muito e entendemos a importância de se ter várias fontes de renda. Portanto, eu não podia perder essa oportunidade, pois entendo que esse curso é importante, uma vez que garante a certificação e oportuniza a diversificação na minha renda”, conta Helder.
De acordo com os três alunos, a parte mais difícil foi a sincronia exigida para o controle, que em algumas situações pode confundir, e a sensibilidade das alavancas, que responde ao manuseio de forma imediata.
Amanhã, sexta-feira, 02 de dezembro, acontece a última aula, e a certificação daqueles que concluíram as horas exigidas.