Acessibilidade

Acessibilidade

Estrutura do Site

Estrutura do Site

X

COVID-19

Aguarde, carregando...

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade

Notícia

Notícia

Município

12ª Conferência de Saúde de Ariranha do Ivaí resulta em propostas para as esferas municipal, estadual e federal em prol da saúde pública


27 de Março de 2023

Com o tema "Assegurar Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia", a 12ª Conferência de Saúde do município de Ariranha do Ivaí resultou em diversas propostas para cada nível de governo - municipal, estadual e federal. As sugestões serão apresentadas nas conferências estaduais e federais.

Uma reunião para discutir melhores políticas públicas para a área da saúde ocorreu durante a última sexta-feira, 25 de março, no Salão Paroquial em Ariranha do Ivaí. Estiveram Presentes as autoridades, o Prefeito Thiago, o vice Tião, o presidente do conselho de saúde João Vigilato da Cruz e o Presidente da Câmara Legislativa, Marcelo Petrioli e secretários municipais. O evento contou também com a presença do Assessor do Controle Social na Regional de Ivaiporã, Adriano de Souza Dutra.

Na ocasião, o prefeito Thiago agradeceu a presença de todos e enalteceu a saúde de Ariranha, parabenizando seu vice e Secretário de Saúde, Tião, pela seriedade e competência.

"Estou muito grato pela presença de todos e gostaria de aproveitar esta oportunidade para enaltecer a qualidade da saúde em Ariranha, que é reconhecida não só dentro do município, mas também fora dele. Além disso, gostaria de parabenizar o nosso vice-prefeito Tião por sua notável competência e seriedade no desempenho de suas funções”, comentou.

A 12ª Conferência de Saúde, cujo tema foi "Assegurar Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia", foi organizada pela Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, e recebeu como palestrante Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade - Doutora em Saúde pela UEL, e pós-doutoranda em Saúde Pública pela Fio Cruz. Os temas abordados pela palestrante foram; “A garantia de Direitos, tendo como base a CF/1988; O Brasil que temos, o Brasil que queremos!” Na qual a palestrante teceu comentários sobre a luta pelo fim do teto de gastos da saúde; “Discussão dos problemas da saúde por um viés de indicadores territoriais e não por motivos pessoais”; “Planejamento e execução orçamental municipal de saúde com autonomia e não de forma centralizada”; “Incentivar uma gestão da saúde que exercita a estruturação do orçamento em conjunto com a população”.

Ao longo da conferência, os inscritos, compostos por usuários da rede pública, trabalhadores, gestores, prestadores, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade, foram divididos em quatro grupos que discutiram as seguintes temáticas: O Brasil que temos o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Após as discussões foram apresentadas propostas para cada nível de governo, incluindo;

NÍVEL ESTADUAL

Ampliação do atendimento ambulatorial dos serviços especializados em pediatria;

Priorização das necessidades individuais de cada município em todas as áreas e a partir deste diagnóstico, oferecer apoio financeiro e capacitações de acordo com a demanda;

Priorização das necessidades individuais de cada município em todas as áreas e a partirdeste diagnóstico, oferecer apoio financeiro e capacitações de acordo com a demanda;

NÍVEL FEDERAL

Revisão do congelamento financeiro, pelo menos a cada 04 anos, no âmbito de média ealta complexidade das parcelas de repasses de programas do SUS.

Essas foram as propostas apresentadas no plenário e escolhidas para serem levadas às conferências estadual e federal, onde serão discutidas e poderão se tornar ações efetivas na saúde pública. Destas propostas aprovadas, o Conselho Municipal de Saúde irá realizar um relatório para ser apresentado na Conferência Estadual de Saúde. As deliberações podem ser transformadas em ações efetivas na saúde pública.

Galeria de Fotos


Últimas Notícias

Atualizado em 29/06/2024