Nesta sexta-feira, 14 de abril, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou uma oficina com o objetivo de auxiliar os conselheiros tutelares no acesso e cadastro de informações no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA) Conselho Tutelar.
O evento, que aconteceu no CRAS do município de Ariranha do Ivaí, teve como foco esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema por parte dos integrantes do CMDCA e do Conselho Tutelar, bem como apresentar as funcionalidades do cadastro, que é de âmbito nacional e conta com a parceria de Estados e Municípios.
Durante a oficina, os conselheiros puderam conhecer as principais informações que devem ser cadastradas sobre os casos de criança e adolescente atendidos pelo Conselho Tutelar, além de aprenderem sobre a importância da atualização desses dados para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
“Acredito que tenha sido oportunidade de identificar as dúvidas e dificuldades em acessar o SIPIA. Foi esclarecedor. Ainda é necessário outros eventos para que os problemas identificados sejam sanados, favorecendo o pleno desenvolvimento do sistema. Representantes do Sistema de Garantia de Direitos- SGD também devem ser capacitados para auxiliar os conselheiros tutelares”, destacou a assistente social Solange Maia.
O CMDCA demonstra, mais uma vez, seu compromisso em promover ações que fortaleçam a atuação do Conselho Tutelar e aprimorem a gestão do sistema de proteção à infância e juventude. A oficina foi considerada um sucesso pelos participantes.