Ariranha do Ivaí avança na Inserção de Paver e Piso Tátil nas Calçadas da Rua Roberto Miguel Guedert

19 de Maio de 2023

A prefeitura municipal de Ariranha do Ivaí segue empenhada em promover melhorias e acessibilidade em suas calçadas. Desta vez, as calçadas da Rua Roberto Miguel Guedert seguem sendo preparadas para receber paver e piso tátil, em conformidade com a lei N° 029/2021, intitulada "Calçada e Acessibilidade para Todos". As calçadas antigas estão sendo removidas para para dar lugar às novas, que serão construídas com a inserção de paver e piso tátil. O paver oferece uma superfície regular, antiderrapante e durável, garantindo segurança e conforto aos pedestres. Já o piso tátil, por sua vez, consiste em um relevo padronizado que possibilita a orientação tátil e direcional de pessoas com deficiência visual, auxiliando na identificação de trajetos e obstáculos.

A lei N° 029/2021 foi estabelecida com o propósito de garantir que as calçadas do município sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas. Além da utilização de paver, a instalação do piso tátil é uma medida essencial para promover a acessibilidade a pessoas com deficiência visual, facilitando sua locomoção de forma segura e independente. Grande parte das calçadas do município já foram reformadas.