Fortalecendo o Ambiente Escolar: Dia de Estudo e Planejamento na Escola Municipal Demétrio Verenka

20 de Maio de 2024

Nesta segunda-feira, 20 de maio, a Escola Municipal Demétrio Verenka sediou um Dia de Estudo e Planejamento promovido pela Secretaria de Educação, focado no tema "Habilidades Socioemocionais dos Profissionais da Educação". O evento contou com a participação da palestrante Sandra Hoffman, graduada em Letras e Psicologia e mestranda em Neuropsicologia.

Palestra

Sandra Hoffman abordou as dificuldades emocionais enfrentadas pelos profissionais da educação e apresentou conceitos fundamentais sobre Educação Socioemocional. Utilizando uma apresentação de slides, ela explicou como o desenvolvimento proposital dessas competências pode criar um ambiente mais favorável e acolhedor para a aprendizagem, melhorando tanto os resultados acadêmicos quanto os comportamentais. Segundo Sandra, "Ao trabalhar intencionalmente essas habilidades, proporcionamos aos alunos as ferramentas emocionais necessárias para se destacarem no mundo".

Importância do dia

O secretário de Educação, Douglas Mattei, destacou a relevância do conteúdo abordado e a necessidade de um olhar atento sobre os alunos. "O Dia de Estudo e Planejamento faz parte de uma formação continuada. A palestra da Sandra vem para complementar nosso trabalho, pois o desenvolvimento socioemocional é crucial para a colaboração e o bem-estar emocional em geral. Investimos constantemente em capacitação e cursos para garantir que a educação municipal esteja em constante evolução e melhoria", afirmou Mattei.

O evento foi estruturado em dois períodos, manhã e tarde, envolvendo todos os funcionários da Escola Municipal. Esta iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria de Educação com a formação contínua dos profissionais e a promoção de um ambiente escolar mais saudável e produtivo.