Prefeitura prevê retomada da obra da creche em frente à Escola Municipal Demétrio Verenka

07 de Junho de 2024

Na manhã desta sexta-feira, uma etapa crucial foi realizada em relação à obra da creche, localizada em frente à Escola Municipal Demétrio Verenka. Paralisada há anos, a prefeitura municipal manifestou interesse em retomar a construção em 2023. O procedimento realizado na data de hoje foi a esclerometria, um ensaio não destrutivo que visa avaliar a dureza superficial do concreto, fornecendo dados essenciais para a avaliação da qualidade do material e, consequentemente, para o planejamento da retomada da obra, que está aproximadamente 16% de sua execução.

A finalidade da esclerometria é determinar o que poderá ser reaproveitado da estrutura já existente e o que precisará ser condenado, o que subsidiará a revisão do orçamento e a elaboração de um laudo completo sobre a situação da obra.

Este movimento de retomada conta com respaldo na Lei nº 14.719/2023, que estabelece o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde. O objetivo primordial dessa legislação é proporcionar aos entes federativos condições mais favoráveis para a conclusão de obras paralisadas ou inacabadas, visando ao benefício da comunidade.