1ª Conferência Municipal da Cidade de Ariranha discute propostas nos eixos temáticos e elege delegados para a Conferência Estadual

25 de Junho de 2024

Nesta terça-feira, 25 de junho, o município de Ariranha do Ivaí realizou a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Urbano no Salão do Idoso. O evento, que teve início às 8 horas da manhã, abordou o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Esta etapa municipal é preparatória para a conferência estadual.

A conferência municipal é um fórum destinado a promover o diálogo entre autoridades, gestores públicos e diversos segmentos da sociedade sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Os principais objetivos incluem discutir temas como:

- Direito à cidade para todas as pessoas

- Moradia digna, segura e bem localizada

- Território urbano articulado e eficiente

- Cidade protagonista da ação climática

- Integração cidade e natureza

- Gestão sustentável das águas urbanas

- Prosperidade econômica inclusiva e verde

- Cidades inteligentes

- Valorização do patrimônio, identidades e saberes regionais

- Espaços urbanos acolhedores e seguros

- Inclusão de todas as gerações

- Participação democrática

- Cidades educadoras

- Finanças municipais eficientes, inovadoras e justas

- Políticas urbanas integradas

- Cooperação e parcerias para o desenvolvimento urbano

- Os eixos abordados durante a conferência foram:

- Articulação com os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas.

- Gestão estratégica e financiamento.

- Grandes temas transversais.

O palestrante Carlos Alberto Ferreira, técnico do departamento alimentar da Secretaria de Agricultura do Estado, destacou a importância de discutir políticas públicas e envolver a população no debate. "É necessário discutir as políticas públicas, envolvendo as pessoas no debate, para que os recursos possam ser melhor direcionados e priorizados. A conferência é um espaço para que as ideias e necessidades se tornem políticas públicas contínuas", afirmou Carlos.

Além disso, a Conferência Municipal elegeu delegados para representar Ariranha na Conferência Estadual.