Agir salva vidas - Campanha Setembro Amarelo 2021

30 de Setembro de 2021

Descrição das ações realizadas pela Secretaria Municipal de saúde. “Agir salva vidas' é tema da campanha Setembro Amarelo 2021 para reduzir índices de suicídio. Descrição das ações realizadas durante a campanha: Rodas de conversas sobre Saúde Mental “Falar é a melhor solução” realizados com colaboradores; Rodas de conversas sobre Prevenção do Suicídio com grupo de “pessoas com problemas no uso de álcool”; Conversa com os usuários sobre prevenção do suicídio “Agir salva vidas” e cuidados com a saúde mental; Rodas de conversas com adolescentes do Colégio Estadual Presidente Kennedy A abordagem ao suicídio é por vezes negligenciada, pelo tabu que ainda existe na sociedade, pelo medo ou pela falta de conhecimento de educadores, adolescentes, profissionais da saúde e público em geral. Dessa forma, é tido como um sério problema de saúde pública, em especial, entre os jovens, não somente no Brasil. Pensando no público adolescente no corrente ano houve continuidade ao projeto “Jovens Protagonistas” do Colégio Estadual Presidente Kennedy, Projeto esse que iniciou em 2019 com objetivo de protagonizar a prevenção e intervenção sobre prevenção ao suicídio e valorização da saúde mental possibilitou aos estudantes conhecerem e protagonizarem sobre o tema do suicídio e os fatores que o envolve. Além de ter aproximado o público jovem para discussões e momentos de reflexão que circundou a temática. As ações foram explanadas por meio de Teatro, Músicas, Poesias, Pinturas, Cartazes e Danças. Vale destacar todo empenho e colaboração dos professores, direção da unidade escolar e profissionais da saúde.